Blog

Concerto de Final de Ano 2016

No próximo dia 1º de Dezembro, faremos nossa apresentação de final de ano na Câmara Municipal de Campinas. Para isso, a TV Câmara preparou uma pequena matéria sobre o Método Suzuki. Ficam todos convidados para o concerto que ocorrerá

Data: 1º de Dezembro de 2016
Horário: 19h
Local: Av. da Saudade 1004, Ponte Preta, Campinas. Entrada pela Av. Roberto Mange.
Entrada: Franca

Qual a idade ideal para começar o aprendizado de um instrumento?

Publicado por Fabio dos Santos em 13 de Novembro de 2016

centro-suzuki-campinas-859É importante distinguir entre o aprendizado de música e o aprendizado de um instrumento. O aprendizado de música começa com o contato com a música, e pode ser feito desde antes do bebê nascer. As crianças absorvem o que está no seu ambiente. Se queremos que um bebê aprenda música, é necessário ter música em seu entorno! Similarmente, se queremos que ela toque um instrumento, devemos colocar o instrumento no seu entorno – da mesma forma que colocamos as letras do alfabeto, as cores, os objetos geométricos, etc.

Se queremos que um bebê aprenda música, é necessário ter música em seu entorno!

Após o bebê nascer, é possível leva-lo para o que tem se chamado de sensibilização ou musicalização de bebês e de crianças. Esse trabalho é realizado com pais e bebês, onde eles vivenciam aspectos musicais, ao mesmo tempo que permite que a família tenha um contato positivo com o desenvolvimento dos vários aspectos da formação do bebê.

Ressaltamos a importância desse trabalho ser realizado em respeito aos tempos do bebê e dos pais, e que não seja meramente “entretenimento”.

A audição e a música são apenas um dos fatores que contribuem para esse desenvolvimento. É uma área bastante nova – e que ainda há muito por descobrir. Ressaltamos a importância desse trabalho ser realizado em respeito aos tempos do bebê e dos pais, e que não seja meramente “entretenimento”. Ou seja, busque um profissional capacitado, que saiba explicar os objetivos de cada atividade! Quanto mais cedo começamos a cuidar desse ambiente, melhor para a criança. Essa é a melhor forma de chegar ao aprendizado de um instrumento.

O início do aprendizado de um instrumento depende muito de qual instrumento a criança escolhe. As crianças podem iniciar flauta doce, o piano, o violoncelo, e o violino, por exemplo, aos 3 anos.

A escolha do instrumento é da criança, mas o compromisso de estudar é dos pais.

Outros instrumentos como a voz, podem ser iniciados muito antes, aos 6 meses. Ao cuidar para que entorno da criança tenha instrumentos, criamos nela o desejo de aprende-lo. A escolha do instrumento é da criança, mas o compromisso de estudar é dos pais. Quanto mais cuidadosos somos na criação de um entorno, mais rápido a criança expressa o seu desejo de tocar. O ensino de alto nível acontece na satisfação de alguns elementos que devem estar presentes. Entre eles, a presença, a ajuda e o apoio incondicional dos pais e a orientação de um bom professor.

Aniversário de 35 Anos do Centro Suzuki de Campinas

Esse ano de 2016, comemoramos 35 anos de existência com um lindo concerto no Teatro Castro Mendes, em Campinas. Ele se realizou no dia 1º de Julho. Foi uma apresentação lindíssima, que contou com a participação de professores, ex-alunos, aluno, famílias e muitas outras pessoas cujas vidas foram transformadas pela idéia de que “Toda Criança é Capaz!”. Foi uma prova da transformação que é possível de realizar com o Método Suzuki.


Para quem não teve oportunidade estar presente, aqui estão algumas das fotos da apresentação.

Arrow
Arrow
ArrowArrow
Slider


Fotos por Carolina Volpi Fotografia

O que é o Método Suzuki, quais são características deste método?

Publicado por Fabio dos Santos em 14 de Setembro de 2016

O Método Suzuki – também conhecido como “Método da Educação do Talento”, ou “Método da Língua Mãe”, é uma metodologia desenvolvida pelo Dr. Shinichi Suzuki após a II Guerra Mundial. O Dr. Suzuki fundou os alicerces de seu método espelhando o aprendizado da língua materna de bebês e crianças em seus primeiros anos de vida. 

O Dr. Suzuki fundou os alicerces de seu método espelhando o aprendizado da língua materna de bebês e crianças em seus primeiros anos de vida.  

Ele observou que todas as crianças – em qualquer lugar do mundo – falam sua(s) língua(s) materna(s) com fluência logo nos primeiros anos de vida, inclusive com os maneirismos regionais de cada local.  O aprendizado da língua é muito natural e fluído e todas as crianças desenvolvem um alto nível – quer dizer, todas crianças tem o “talento” para a fala. Ninguém se questiona sobre essa habilidade que uma criança – que em condições normais – é capaz de desenvolver. Tampouco que é capaz de alcançar níveis altos na comunicação verbal.

musicalizacao-centro-suzuki-campinas-13A habilidade de falar uma língua não é uma habilidade simples. Para ter um contraste, basta pensar nas dificuldades de um adulto para aprender um idioma diferente do seu, com o qual tem pouco ou nenhum contato regular. O fato de todas as crianças falarem a língua materna pôs o Dr. Suzuki a pensar sobre as condições em que ele ocorre. O aprendizado da língua tem certas características: desde o nascimento a criança está exposta aos sons da língua em todos os momentos; o principal professor das crianças são os pais, em casa, onde criam um ambiente que encoraja os bebês a experimentarem o som e recompensam com alegria os êxitos e a repetição; as crianças começam o seu aprendizado a partir do momento que nascem quando são expostas a bons exemplos da fala num alto nível e aos símbolos da escrita por todos ao seu redor. Um ‘ambiente’ de imersão e contato com a língua existem desde o início. Ninguém duvida de que as crianças são capazes de aprender a falar num alto nível, mesmo quando as crianças demoram para começar a falar.

Neste momento da história – da década de 1940-50 –, havia uma noção muito forte de que existiam pessoas que nasciam com ‘talento’ para o aprendizado de música e de um instrumento. O Dr. Suzuki aplicou os princípios do ensino da língua materna para o aprendizado de um instrumento – o violino, que era o seu instrumento. Começou as crianças mais cedo, incluiu os pais no processo de aprendizado; acrescentou um momento de aprendizado em grupo, além da aula individual; iniciou o ensino de música a partir da produção do som no instrumento e não da leitura e da escrita como ainda era feito naquele momento. Ele enfatizou a importância da criação de um ambiente de aprendizado com música que favorecesse a exposição das crianças e o incentivo para a repetição e a experimentação. Seus alunos de violino alcançavam níveis surpreendentes com muito pouca idade – 4 e 5 anos. Isso chamou muito a atenção de muitos pedagogos do violino ao redor de todo o mundo.

centro-suzuki-campinas-38O Dr. Suzuki também se deu conta de que o ambiente necessário para o aprendizado de um instrumento é também um ambiente propício para cultivar caráter e virtudes. O contato com a música e as artes cultiva sensibilidade. Assim, apoiado na ideia de que o aprendizado da arte é uma experiência transformadora do espírito, o Dr. Suzuki pensou que o ensino da música pode ser uma forma de transformação social.

  O Dr. Suzuki também se deu conta de que o ambiente necessário para o aprendizado de um instrumento é também um ambiente propício para cultivar caráter e virtudes.

Essas são as principais ideias que fundam a Metodologia Suzuki: que todas as crianças são capazes de chegar altos níveis de habilidade musical e técnica num instrumento; que para isso, as crianças devem começar o mais cedo possível; que a participação dos pais é fundamental no estudo de um instrumento, mas principalmente na criação de um ambiente musical; que através do estudo de instrumento, podemos ensinar as crianças a terem um coração cheio de amor, aberto ao dialogo, sensível às pessoas e ao mundo, dispostas a faze-lo de alguma forma melhor.

Ensaio Geral do Concerto de 35 Anos!

O encontro que comemorou nossos 35 anos de trabalho com o Método Suzuki foi muito lindo. Reunimos muita gente para celebrar o trabalho que realizamos nos últimos anos. Segue gostinho do nosso Ensaio Geral!

Arrow
Arrow
ArrowArrow
Slider

Veja esse album em nossa página do Facebook

Fotos de Carolina Volpi Fotografia.

Obrigado por um lindo concerto!

No dia 1º de Julho realizamos um concerto no Teatro Castro Mendes para comemorar nossos 35 anos de existência. Para isso, contamos com a presença de professores, pais, alunos, ex-alunos e pessoas que compartilharam suas vidas conosco nesses anos de trajetória. Foi uma experiência muito linda rever a todos!

Esse concerto não seria possível sem o trabalho de nossos professores, nem de nossa equipe! Muito menos sem a participação dos pais de nossos alunos. Agradecemos o apoio integral que eles nos dão.

Compartilhamos algumas fotos do evento! É uma pequena mostra do concerto! Em breve compartilharemos mais fotos.

 

Arrow
Arrow
Slider
 Fotografias: Carolina Volpi Fotografia

Convite para Concerto de 35 anos!

35_anos_website_pqnPrezado senhores e senhoras,

Este ano comemoramos 35 anos da nossa escola Suzuki. Para isso reservamos o Teatro Castro Mendes para fazer um encontro comemorativo na sexta-feira, 1º de julho de 2016. Obrigado por sempre prestigiarem o nosso trabalho de educação musical através do Método Suzuki. Será uma grande festa, onde poderemos rever alguns dos amigos e professores que estiveram conosco em algum momento da nossa história!

Na primeira parte do concerto contaremos com solistas convidados: alguns dos atuais professores e ex-alunos que se profissionalizaram e que agora tem carreira como músicos profissionais.

O concerto também contará com Orquestra de Câmara, Prelúdio e “grupão”, onde tocaremos obras do repertório Suzuki em Grupo. Apresentarão grupos de violino, flauta doce, piano e violoncelo.

O concerto terá início às 19h30. Gostaríamos de contar com sua presença nesse momento especial.

Um grande abraço,
Shinobu Saito

Apresentação Beneficiente – Hospital e Maternidade Celso Pierro – PUC-Campinas

No sábado (16/04) o Centro Suzuki de Campinas fez uma Apresentação Beneficente no Hospital e Maternidade Celso Pierro da PUC-Campinas. No evento compartilhamos muitas alegrias através da música, e ainda deixamos nosso carinho através de Tsurus!

Recebemos o seguinte comentário de uma das mães de nossos alunos:
“Momento lindo hoje! Quanta emoção das pessoas que estão lá e saem pra ouvir! Sempre surge um sorriso no rosto.”

Arrow
Arrow
Slider


Agradecemos a oportunidade dada pelo Hospital, e torcemos por uma rápida recuperação dos pacientes!

31º Festival Internacional Suzuki del Perú

Arrow
Arrow
Slider

No início desse ano, nossos professores começaram bem cedinho!

Há 31 anos, a Asociación Suzuki del Perú realiza um festival internacional onde são convidados educadores de todo o continente que oferecem cursos de capacitação sobre o ensino pelo Método Suzuki. Esses cursos são oferecidos em Janeiro para professores de Piano, Violão, Flauta Doce, Violino, Viola, Violoncelo e Flauta Transversal. Junto aos cursos são oferecidos também aulas de instrumento para alunos. O evento conta com a participação de mais de 600 pessoas entre professores, alunos e pais.

Nossos professores participaram desse festival!. A profª Shinobu Saito ofereceu os cursos de Livro 3 e 4 para professores de violino. O prof. Leonardo Oliveira participou do curso de Piano Livro 5. A profª Luciana Castillo e o prof. Fabio dos Santos ofereceram aulas para as crianças. E a profa Luciana, além disso, foi  produtora geral do evento!

Confira um pouco de nossa participação no 31º Festival Internacional Suzuki del Perú! Vamos nos preparar para participar no ano que vem?

Começar o mais cedo possível é importante!

Por meio de pesquisas de audição realizadas no meio intrauterino, sabemos hoje que os bebês possuem seu sistema auditivo desenvolvido a partir da 25a semana de gestação. Nesse período, ainda no útero materno, o rico universo sonoro já oferece ao feto múltiplas possibilidades.

Tão logo chega ao mundo exterior, o recém-nascido é capaz de escutar desde as mais sutis diferenças fonéticas necessárias para o aprendizado de sua língua materna até diferenciar notas musicais com precisão.

Para potencializar essas habilidades, a família exerce um papel essencial. Afinal, a criação de uma ambiente musical, até mesmo antes do bebê nascer, é de responsabilidade dos pais.

Acreditamos que a sensibilização para o universo musical, mais do que uma ferramenta para o desenvolvimento de  habilidades, contribui para a evolução integral do ser humano.

Compartilhar isso:

Fale conosco!

Basta preencher o formulário abaixo

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Assunto

Sua mensagem

imgres

+55 19 999 301 888