Qual a idade ideal para começar o aprendizado de um instrumento?

Publicado por Fabio dos Santos em 13 de Novembro de 2016

centro-suzuki-campinas-859É importante distinguir entre o aprendizado de música e o aprendizado de um instrumento. O aprendizado de música começa com o contato com a música, e pode ser feito desde antes do bebê nascer. As crianças absorvem o que está no seu ambiente. Se queremos que um bebê aprenda música, é necessário ter música em seu entorno! Similarmente, se queremos que ela toque um instrumento, devemos colocar o instrumento no seu entorno – da mesma forma que colocamos as letras do alfabeto, as cores, os objetos geométricos, etc.

Se queremos que um bebê aprenda música, é necessário ter música em seu entorno!

Após o bebê nascer, é possível leva-lo para o que tem se chamado de sensibilização ou musicalização de bebês e de crianças. Esse trabalho é realizado com pais e bebês, onde eles vivenciam aspectos musicais, ao mesmo tempo que permite que a família tenha um contato positivo com o desenvolvimento dos vários aspectos da formação do bebê.

Ressaltamos a importância desse trabalho ser realizado em respeito aos tempos do bebê e dos pais, e que não seja meramente “entretenimento”.

A audição e a música são apenas um dos fatores que contribuem para esse desenvolvimento. É uma área bastante nova – e que ainda há muito por descobrir. Ressaltamos a importância desse trabalho ser realizado em respeito aos tempos do bebê e dos pais, e que não seja meramente “entretenimento”. Ou seja, busque um profissional capacitado, que saiba explicar os objetivos de cada atividade! Quanto mais cedo começamos a cuidar desse ambiente, melhor para a criança. Essa é a melhor forma de chegar ao aprendizado de um instrumento.

O início do aprendizado de um instrumento depende muito de qual instrumento a criança escolhe. As crianças podem iniciar flauta doce, o piano, o violoncelo, e o violino, por exemplo, aos 3 anos.

A escolha do instrumento é da criança, mas o compromisso de estudar é dos pais.

Outros instrumentos como a voz, podem ser iniciados muito antes, aos 6 meses. Ao cuidar para que entorno da criança tenha instrumentos, criamos nela o desejo de aprende-lo. A escolha do instrumento é da criança, mas o compromisso de estudar é dos pais. Quanto mais cuidadosos somos na criação de um entorno, mais rápido a criança expressa o seu desejo de tocar. O ensino de alto nível acontece na satisfação de alguns elementos que devem estar presentes. Entre eles, a presença, a ajuda e o apoio incondicional dos pais e a orientação de um bom professor.

Compartilhe isso: