MÉTODO SUZUKI

Sobre

Sobre o Método Suzuki

Aplicada em todo o mundo, a Metodologia Suzuki – também conhecida como Método da Língua Materna, Método da Educação do Talento ou Método Suzuki – foi concebida pelo violinista japonês e Doutor emérito Shinichi Suzuki na década de 1940. Em seus estudos, Suzuki observou que toda criança é capaz de falar sua própria língua materna (por meio da observação, da escuta e da prática). E, do mesmo modo que aprende seu idioma, ela é capaz de desenvolver habilidades musicais que contribuem para sua formação integral.

Entretanto, para alcançarmos os objetivos propostos pelo Método, tanto o aluno quanto os seus pais devem estar comprometidos, criando assim uma atmosfera estimulante para o aprendizado musical.

Triangulo Suzuki

Drawing (6)

Papel do Aluno

  • Aprender a concentrar
  • Aprender a seguir instruções
  • Aprender a estudar
  • Escutar todos os dias
  • Assistir outros alunos
  • Aprender a trabalhar em grupo
Pais

Papel dos Pais

  • Estar presente nas aulas, anotar as lições
  • Criar um ambiente positivo em casa
  • Ser um bom modelo
  • Garantir a pratica diária, seguindo asorientações do professor
Professor

Papel do Professor

  • Conhecer a metodologia Suzuki
  • Saber como trabalhar com o aluno
  • Ser um bom modelo
  • Dar lições claras e ser organizado
  • Ser agradável e criativo
1426166396home_05

Suzuki e Outros Métodos

Nosso grande diferencial, em relação às demais formas de ensino musical, é que a Metodologia Suzuki tem por objetivo criar seres humanos melhores. Seja na maneira como os pais se mantém atuantes no aprendizado da criança, no respeito à individualidade do aluno, no incentivo à interação com os demais companheiros de aprendizado, o método Suzuki contribui para o desenvolvimento integral da criança, que se tornará um adulto saudável e emocionalmente equilibrado.

Como o próprio professor Suzuki gostava de ressaltar: “Sucesso gera sucesso”. Por isso, valorizamos cada pequena conquista de nossos alunos.

Trabalhamos em um ambiente acolhedor e amistoso, como uma grande família. Você está convidado a fazer parte da família Suzuki!

Por que estudar música?

Estudos acadêmicos comprovam os benefícios que o aprendizado musical proporciona. Com enorme satisfação e alegria, podemos observar esses benefícios na prática diária junto de nossos alunos. Além de contribuir para o desenvolvimento motor, emocional e intelectual das crianças, o aprendizado de um instrumento musical favorece o desenvolvimento da criatividade, da sociabilidade, da disciplina, da persistência, dentre outras qualidades.

Porque
Suzuki

Música e Sucesso Profissional

O Dr. Suzuki acreditava que pequenas conquistas diárias geram, a longo prazo, grandes conquistas, e que o sucesso é apenas o resultado desse esforço. Essa mesma filosofia pode ser levada como ensinamento para a vida.
O aprendizado musical certamente vai trazer benefícios ao praticante que se estenderão para qualquer área profissional que o mesmo desejar trilhar. O Método Suzuki de ensino musical vem de encontro a esse anseio, pois, realizando um atendimento personalizado, enxerga cada criança em sua unicidade. Cada aluno desenvolverá suas capacidades individuais a seu tempo rumo a aprendizagem do instrumento musical que escolher e, consequentemente, ao sucesso profissional, seja na música ou em outro ramo de atividade. Afinal, nossa filosofía se apoia na idéia de desenvolver o potencial que todas as pessoas tem.

CAPACITAÇÃO

Capacitacao

Oferecemos cursos de capacitação para professores interessados em trabalhar com a Metodologia Suzuki. A professora Shinobu Saito capacita docentes em todo o Brasil desde 2006. Também oferece cursos no Centro Suzuki de Campinas. A escola também recebe regularmente a professores interessados em conhecer as aulas, a escola, ou buscando orientação para seu ensino. Entre em contato conosco se você é professor de violino ou é professor de música, gosta de trabalhar com crianças e tem interesse em dar os primeiros passos na formação da Metodologia Suzuki.

Fique atento à nossa página de eventos para os próximos cursos de capacitação: