TROMPETE

Trompete

O trompete é um dos instrumentos que mais sofreu modificações ao longo do tempo. As primeiras aparições ocorreram por volta de 1400 A.C, sendo bastante utilizado como instrumento sinalizador em cerimônias da realeza, nos campos de batalha e também e principalmente em cerimônias religiosas. No período barroco, a chamada era de ouro do trompete, se encontram grande parte das obras para trompete de grande virtuosísmo.
Assim como outros instrumentos da família dos metais, o trompete é construído com base em séries harmônicas, e até o final do Século XVIII só era possível tocar trompete com uma única série harmônica, em outras palavras, só era possível tocar em uma tonalidade. Com a invenção das chaves, e posteriormente das Válvulas Périnet (os famosos pistões) no início do Século XIX, o trompete passou a ter 7 séries harmônicas e se tornou um instrumento cromático, sendo possível tocar em qualquer tonalidade.
Se trata de um instrumento bastante versátil, presente em diversos ambientes musicais como Orquestras, Bandas de Música, Bandas de Rock/Pop, MPB, Jazz, dentre outros gêneros, além de atuar como instrumento solista.

PROFESSORES